sexta-feira , maio 29 2020
Início / Bispo Diocesano / Dom Nélio e os Bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB encerram visita em Roma e voltam para o Brasil

IMG-20200218-WA0014

Terminou na segunda-feira, 17 de fevereiro, lá em Roma, a visita que Dom Nélio e os bispos do Centro-Oeste fizeram dentro do programa de visitas ad limina que a CNBB realiza neste ano de 2020.

DIA 17, último dia da Visita ad limina apostolorum, os bispos vivenciaram um dos momentos centrais: a visita ao sepulcro do Apóstolo São Pedro, na Basílica que leva o nome do santo. Participaram da missa às 7h30 presidida pelo cardeal dom João Braz de Aviz e ao final, diante do sepulcro, professaram sua fé recitando o Credo.

A jornada prosseguiu com a visita ao Tribunal da Assinatura Apostólica, departamento que, entre outras tarefas, cuida da prática da justiça exercitada nos tribunais eclesiásticos. Todos foram bem recebidos pelo cardeal dom Dominique Mamberti e seus auxiliares às 9h30. Coube a dom José Francisco Falcão apresentar o Regional ao senhor cardeal. Esta visita foi uma oportunidade para falarem sobre as atividades dos tribunais eclesiásticos de Goiânia, Brasília e Uruaçu e acolherem algumas indicações sobre a aplicação do direito canônico.

À tarde os bispos foram recebidos pelo cardeal Gianfranco Ravasi e seus auxiliares no Pontifício Conselho para a Cultura. O diálogo foi aberto após a síntese da realidade cultural religiosa vivida por nossas dioceses ter sido apresentada por dom Washington. Foram tratados vários argumentos como: diálogo fé e razão, cultura e fé, o mundo do esporte, arte, inteligência artificial, comunicação digital e bens culturais, todos como espaços de diálogo e promoção da pessoa humana na sua integralidade.

Com esta última visita encerrou-se a Visita ad limina apostolorum 2020. Tudo ocorreu em um clima de muita comunhão, fraternidade e fé. Na, terça-feira,18/02, Dom Nélio e os demais bispos e administradores regressam às suas dioceses para compartilhar com os seus diocesanos a evangélica experiência de ir a Roma para “ver Pedro”.

Dom Nélio agradece a todo o povo da Diocese de Jataí que acompanhou e rezou por ele e por todos os bispos do Regional Centro-Oeste nesta visita.