quarta-feira , outubro 23 2019
Início / Artigos / VOCAÇÃO – é um termo derivado do verbo no latim “vocare” que significa “chamar”.

Padre Vicente siteA vocação é um chamado que Deus nos faz mesmo antes de nossa vida ser materializada no ventre materno. Em Jeremias 1,4s lemos: “antes de Eu formar você no ventre materno, Eu já o conhecia, antes de você ter sido dado à luz, Eu o escolhi e o consagrei profeta das nações. De sorte que Aquele que nos fez, sabe o porquê nos fez e para que nos fez. De nossa parte, basta ter a coragem suficiente de discernir sobre nossa vocação.
E como devemos fazer esse discernimento? Através da escuta atenta da Palavra Deus; da oração cotidiana; da nossa intimidade com Nosso Senhor; de pessoas e de sinais ou situações outras, que o Senhor coloca em nossas vidas.
A vocação está intrinsecamente ligada à nossa santificação. Sim, Deus nos dá a vocação para que através dela possamos nos santificar e, consequentemente tomar posse da Salvação que Nosso Senhor veio nos trazer.
Podemos dizer que os vocacionados são chamados e descobrir sua vocação também através da mediação comunitária. Assim, intuímos que Deus chama-nos a vivência eclesial e, depois de uma caminhada, de um amadurecimento na fé, se descobre a vocação específica.
Quando respondemos ao chamado que Deus nos faz estamos dizendo não a indiferença e ao individualismo. Estabelecemos uma comunhão de amor. Este amor vence qualquer egoísmo, sai de si e vai ao encontro do outro, colocando-nos a serviço de Deus.
É na Igreja de Jesus Cristo que encontramos o sentido para nossa vocação, nela a vocação é cultivada e cresce com vigor e dá bons frutos.
Peçamos, pois, ao Senhor da Messe e Pastor do Rebanho que conceda, aos vocacionados que estão fazendo um caminho de discernimento vocacional, uma profunda adesão à Jesus Cristo através da Igreja; e que o Espírito Santo reforce nos Pastores de Almas e em todos os fiéis, a comunhão e o discernimento.
Maria, Mãe e educadora de Jesus, Rainha dos Vocacionados interceda por nossa Igreja, para que, tornada fecunda pelo Espírito Santo, seja fonte de vocações autênticas para o serviço do povo santo de Deus.
Graça e paz no Senhor!