terça-feira , março 19 2019
Inicio / Destaque / Pastoral da Pessoa Idosa é implantada na Diocese

Pastoral da Pessoa Idosa é implantada na Diocese

Representantes de várias paróquias do Distrito Pastoral Leste se reuniram na tarde de sábado, 02 de março, no Centro Catequético da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Rio Verde, para uma reunião de apresentação da Pastoral da Pessoa Idosa. Na ocasião a Coordenadora Regional da CNBB da Pastoral da Pessoas Idosa, Maria de Fátima Cipriano, juntamente com o Padre Vanderlei, assessor diocesano, apresentaram um histórico sobre a pastoral e orientaram os participantes sobre como montá-la em suas paróquias.

Dom Nélio também esteve presente e falou da importância de se criar na diocese a Pastoral da Pessoa Idosa e que essa missão está a cargo do Padre Vanderlei que contará com o apoio da Coordenadora Regional Maria de Fátima que veio de Trindade-GO a Rio Verde especialmente para orientar sobre como dar início a essa pastoral, criada há 15 anos no Brasil, pela Dra. Zilda Arnes.

Segundo Maria de Fátima, a implantação desta pastoral em todas as dioceses do país é fundamental, pois o número de idosos no Brasil tem aumentando expressivamente nos últimos anos e muitos encontram-se abandonados ou vivendo em situações sub-humanas e é missão da Igreja ir de encontro a essas pessoas.

Maria de Fátima apresentou os documentos utilizados pela pastoral em todo país, como Guia da Líder, fichas para preenchimento de relatórios mensais, manuais de orientações para assessores, entre outros.

Além do Padre Vanderlei e do bispo diocesano Dom Nélio, participaram da reunião os padres Enoques, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores e o padre José Bessa, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Padre Vanderlei concluiu a reunião pedindo sugestões de nomes para a coordenação diocesana da pastoral e solicitando aos participantes que levassem até o seu pároco a ideia da criação da pastoral em suas paróquias, assim como nomes de agentes para compor os grupos.

Antes de finalizar a reunião, Padre Vanderlei comunicou que em data ainda a ser definida, fará um treinamento com todos que farão parte da Pastoral da Pessoa Idosa na Diocese de Jataí, no entanto, na Paróquia São Francisco de Assis em Rio Verde, este treinamento já foi realizado e em breve os agentes estarão em campo realizando o trabalho principal desta pastoral que é as visitas aos idosos da paróquia.