sexta-feira , outubro 19 2018
Inicio / Artigos / Retiro Anual das Equipes de Nossa Senhora em Rio Verde

Retiro Anual das Equipes de Nossa Senhora em Rio Verde

Com o tema “ A Missão do Amor” e lema: “Eis que estou convosco todos os dias, até o final dos tempos” (Mt 28,20), as Equipes de Nossa Senhora Super-Região Brasil 2018 se reuniram em Rio Verde nos dias 06,07 e 08 de julho. O retiro anual foi realizado no centro de Treinamento João XXIII e contou com a participação de 65 casais das cidades de Rio Verde, Jataí e Mineiros, sendo assessorados pelo Padre Pedro Aurélio, vigário da Paróquia Divino Espírito Santo de Mineiros-GO.

Durante os três dias os casais ouviram do assessor, palestras importantes sobre a vivência cristã dos casais equipistas e o devido valor que todos devem dar ao sagrado, à presença real da Eucaristia e a devida atenção à Jesus Cristo, sacramentado. Pe. Pedro destacou que a principal missão dos casais equipistas é testemunhar a fé em Jesus Cristo através da fé autêntica e das obras em prol dos irmãos e do próprio cônjuge. O padre usou a passagem bíblica das Bodas de Caná narrada em Jo 2, 1-12 para exemplificar a necessidade da presença de Deus e da confiança Nele para um bom relacionamento conjugal. “O simbolismo da transformação da água em vinho, sugere a necessidade de transformação que a “construção” do casal exige. A ideia da festa que perpassa por esse Evangelho é um convite à alegria dos esposos e um convite à confiança em Jesus a exemplo de Maria”, explicou.

O retiro anual das equipes teve início com a santa missa, presidida por Padre Pedro Aurélio e encerramento no domingo, após o almoço.

IMG_1260 IMG_1246 IMG_1236

XII ENCONTRO INTERNACIONAL DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA

20180802_152912 (3)A palavra de Deus nos diz que bem-aventurados são aqueles que não viram, mas creram. E foi certamente assim que nos sentimos naqueles seis dias do XII Encontro Internacional das Equipes de Nossa Senhora (ENS): não vimos, mas nos sentimos completamente felizes e entregues à presença do Espírito Santo.

O XII Encontro Internacional das ENS ocorreu entre os dias 16 e 21 de julho, na Basílica da Santíssima Trindade, localizada na cidade de Fátima, em Portugal. Mais de 8 mil pessoas participaram do evento, que reuniu casais, viúvos e viúvas, conselheiros e conselheiras espirituais, padres e bispos, vindos de cerca de 80 países.

O tema do Encontro, escolhido para ser vivenciado pelo Movimento das ENS durante os próximos seis anos, foi “Reconciliação Sinal de Amor”. Em 2019, a abordagem será sobre “O Filho Pródigo”. Os subtemas subsequentes serão “Liberdade”, “Dissipação”, “Arrependimento”, “Misericórdia” e “Festa”.

A programação escolhida e a organização estavam realmente impecáveis. Inúmeras palestras, celebrações, musicais e exposições nos surpreenderam e nos fizeram sentir uma alegria ainda maior em ser equipistas. As palestras nos mostraram qual é o verdadeiro significado de pertencer ao Movimento das ENS, nos orientaram sobre o sentido da vida em casal e a necessidade de participar das formações permanentemente. As celebrações eram organizadas por cores e Zonas Geográficas, com a cor azul representando a Zona América, a cor verde a Euráfrica, a cor amarelo a Europa Central, a cor vermelho a Eurásia e o branco a Organização do Movimento.

As demais atividades realizadas em Fátima pelos participantes incluíram reuniões, com grupos de seis a sete casais de países diferentes, uma bela apresentação sobre a História de Nossa Senhora de Fátima, a visita ao caminho de Valinhos (onde Nossa Senhora de Fátima fez uma de suas aparições para os três pastorzinhos), um terço e uma procissão de velas em frente à Capelinha das Aparições e o dever de sentar-se realizado no Santuário.

Para que todos pudessem compreender o que era dito durante a programação, havia um sistema de som com tradução simultânea para seis idiomas: português (original de Portugal), espanhol, francês, inglês, italiano e polaco. Tudo pensado minuciosamente para que o encontro fosse dinâmico e especial.

Da Diocese de Jataí, participaram o Conselheiro Espiritual Padre Luismar, o casal Luzia e Roberto e nós. Ficamos alojados em hotéis próximos à Basílica da Santíssima Trindade. O encerramento do Encontro ocorreu na Basílica, no dia 21 de julho, com a relização de uma celebração eucarística onde ocorreram a bênção dos casais e alianças. Em suma, o XII Encontro Internacional das ENS foi, para nós, um sonho realizado e uma experiência inesquecível de espiritualidade, amor e muitas bênçãos, que desejamos recaiam sobre todos os casais que integram este maravilhoso Movimento.