terça-feira , outubro 17 2017
Inicio / Destaque / Paróquia São Bento realiza casamento comunitário

Paróquia São Bento realiza casamento comunitário

A Paróquia São Bento de Mineiros todos os anos durante o mês de julho, próximo a festa do padroeiro, realiza o casamento comunitário. Este ano foram 10 casais que receberam o sacramento do Matrimônio. O pároco, Dom Vinicius, juntamente com a cerimonial Katiúcia Cazarotto realizaram uma belíssima cerimônia, os casais ficaram muito felizes e realizados. O casamento foi realizado na Matriz São Bento, dia 07 de julho, logo após a Santa Missa e novena do padroeiro.

O casamento comunitário ou coletivo é a celebração matrimonial dada pela união de vários casais ao mesmo tempo. Neste primeiro caso não existe um vínculo religioso. Ao mesmo tempo, existe também a possibilidade de a celebração ser realizada na paróquia. Neste caso é considerado como sendo um casamento comunitário religioso.

Ao ser celebrado na Igreja, as paróquias e tribunais normalmente estão por trás das campanhas de realização dos casamentos. A participação no casamento pode ter taxas, ou ser gratuito, cabendo ao organizador da campanha orientar os noivos sobre isso. O importante nessa celebração é sempre estar atento a quem está oferecendo a celebração religiosa e se essa condiz com a sua crença.

Em ambas as celebrações, é sempre importante verificar o período de inscrições para os casamentos e também a documentação necessária para o casamento civil. Olhar calendários das prefeituras, câmara, paróquia da sua região ou campanhas de casamento comunitário realizados pelo Estado em que os noivos residem.
Os noivos podem facilitar a aceitação para inscrição do casamento comunitário se já tiverem os documentos prontos, desta forma, agilizam o processo.