terça-feira , outubro 17 2017
Inicio / Destaque / Dom Rui celebra 50 anos de Ordenação Sacerdotal

Dom Rui celebra 50 anos de Ordenação Sacerdotal

No dia 15 de julho Dom Rui Roy OSB, celebrou seus 50 anos de ordenação sacerdotal com Santa Missa na Matriz de São Bento. Além da comunidade paroquial participaram do Jubileu de ouro os monges beneditinos de Mineiros juntamente com Dom Abade James, OSB, Padre Pedro (vigário da Paróquia Divino Espírito Santo), Diácono Dalfredo, Irmãs Franciscanas dos Pobres e religiosas que atuam na Diocese de Jataí.

Dom Rui é membro do Priorado São José de Mineiros desde 1971, foi ordenado sacerdote em 2 de junho de 1967. Ele é missionário dos Estados Unidos, da Abadia de São Bento em Atchison, Kansas. Veio à Mineiros logo depois do Concílio Vaticano II, quando a Abadia enviou uma equipe missionária de cinco monges ao Brasil.

Recém-ordenado, nos primeiros meses, Dom Rui ajudou em várias paróquias servidas pelos beneditinos da Abadia. Também serviu como capelão em dois hospitais. Com o tempo ele se matriculou em um programa de mestrado numa universidade perto de uma base militar do Exército Norte Americano e na época foi convidado a servir como capelão militar naquela região. Todos os fins de semana entre os anos 1967 e 1971 ele se dedicou ao serviço espiritual durante a Guerra do Vietnã.

Sentindo o chamado à vida missionária ele pediu aos seus superiores beneditinos que o enviasse para a missão dos monges no Priorado do Brasil, fundado em Mineiros dez anos antes. Ele o e Irmão Robert Heinman OSB, e duas irmãs beneditinas: Ir. Grace OSB, e Ir. Mariela também vieram para o Brasil em setembro de 1971. Filho de John e Olive Morin Roy, Dom Rui é o quinto de dez irmãos. Criado numa fazenda no oeste do Kansas, e educado em escolas públicas, participou dos esportes e da vida paroquial, servindo como coroinha. Seus avós paternos e maternos eram imigrantes do Canadá.

Após 46 anos de vida missionária no Brasil e uma variedade de funções pastorais e monásticas, ele é atualmente o único membro norte-americano do Priorado São José em Mineiros. Ao longo dos anos Dom Rui serviu como Prior, Mestre de Noviços e Pároco. Durante oito anos, atuou como vigário geral e coordenador de pastoral na Prelazia de Cristalândia TO, onde Dom Heriberto Hermes OSB, outro beneditino de Atchison, foi 19 anos bispo.

Entre suas muitas atividades, Dom Rui também foi professor no colégio estadual e numa faculdade em Mineiros. Atualmente é membro do Conselho Superior da Unifimes.

Dom Rui contribuiu para a formação de religiosos e religiosas e diáconos permanentes na Diocese de Jataí. Dirigiu retiros para religiosas, seminaristas e clero. Por anos foi diretor espiritual do Movimento Cursilho, ECC (Encontro de Casais com Cristo) e Encontros de Casais em Segunda União. Atualmente é vigário paroquial na Paróquia São Bento.

Demos graças a Deus pelos 50 anos de serviço à Igreja, à Ordem de São Bento e ao Povo de Deus.
Que venha mais muitos anos de serviço fecundo e frutífero de nosso querido missionário! Parabéns, Dom Rui!