segunda-feira , dezembro 18 2017
Inicio / Destaque / Primeiros Votos de Irmã Jaqueline Duarte

Primeiros Votos de Irmã Jaqueline Duarte

O chamado de Deus para uma vida consagrada ao anúncio do Evangelho foi ouvido pela jovem Jaqueline Torres Duarte Natal, natural de Rio Verde-GO e essa bela jovem disse “sim”. Depois de dois anos fazendo a experiência de vida religiosa ao lado das Irmãs Maria Pia, Ana Paula e Ermelinda, no Convento das Irmãs Franciscana de São José, em Rio Verde, Jaqueline fez seus primeiros votos, sua Primeira Profissão Religiosa, dia 29 de janeiro. A Celebração Eucarística aconteceu na Capela do Convento em Angelina-SC, presidida por Dom João Francisco Salm. Participaram da celebração familiares e amigos da religiosa, entre estes as Irmãs Franciscanas de São José e seu tio, Padre Vicente Duarte que dia 10 de fevereiro celebrou dez anos de ordenação sacerdotal.

A jovem Jaqueline testemunha sua experiência de aceitação ao chamado de Deus.

“Não fostes vós que me escolhestes…Eu que vos escolhi” (Jo 13,15)

“Inspirada nesse tema que no dia 29 de janeiro deste ano de 2017, em Angelina – SC, consagrei ao Senhor minha vida e juventude, prometendo-lhe observar fielmente os votos de Obediência, Castidade e Pobreza na Congregação das Irmãs Franciscanas de São José.

Um processo de discernimento vocacional de dois anos ajudou-me a preparar-me para abraçar uma nova experiência, que se iniciou no dia 25 de fevereiro de 2012 com meu ingresso no Aspirantado São José, na Fraternidade Paz e Bem em Rio Verde – GO. Nos dois anos que vivi nesta Fraternidade e na convivência com o povo, bem como por todos os lugares que passei nestes anos da formação, passando por Angelina- SC com o postulante, Piraquara – PR como noviça e em Oliveira dos Brejinhos -BA no estágio como noviça de 2° ano, compreendi que todas as iniciativas são de Deus e que com amor e por amor Ele olha, escolhe e chama. A cada nova experiência é possível perceber quão nobre e desafiadora é a missão que Ele confia àqueles e àquelas generosamente aceitam seu convite e se dispõe a fazer do Projeto de Jesus também o seu. Vivência radicalidade do Evangelho e consequentemente caminhando na contra mão dos padrões que a sociedade impõe, acolhendo e abraçando as misérias e mixórdias do nosso tempo.

Sendo assim quero, com o coração agradecido louvar ao Senhor a graça da vocação a mim confiada. O apoio e presença que minha família têm marcado em minha vida nestes anos, especialmente por todos que se fizeram presentes neste dia tão especial, pais, irmãos, tios e tias, avós, primos. Ao meu querido tio Monsenhor Vicente pelo apoio e incentivo. Todas as Irmãs que contribuíram na minha formação, todas as pessoas que na sua simplicidade me ensinaram o que de fato é ser Irmã, e com suas orações fortaleceram minha fé! Rezemos sempre pelas vocações. Especialmente pelas Franciscanas de São José! Se temos consciência do bem que faz para o Reino e para o povo de Deus um consagrado e uma consagrada precisamos pedir ao Senhor da messe que envie bons e santos operários par sua Messe. ”

Irmã Jaqueline Torres Duarte Natal – Franciscana de São José