quinta-feira , junho 22 2017
Inicio / Destaque / Jubileu da Misericórdia Fechamento da Porta do Ano Santo

Jubileu da Misericórdia Fechamento da Porta do Ano Santo

O Jubileu da Misericórdia foi anunciado pelo Papa Francisco para lembrar os 50 anos de encerramento do Concílio Vaticano II. Ele começou com a abertura da Porta Santa na Basílica Vaticana em Roma, durante a solenidade da Imaculada Conceição, no dia 08 de dezembro de 2015 e terminou dia 20 de novembro de 2016, na solenidade de Cristo Rei e encerramento do Ano Litúrgico.

Os sinais que caracterizam o Ano Santo são a Abertura da Porta Santa, as Indulgências e as Peregrinações. E este ano o Papa Francisco concede a cada Basílica, Catedral ou Igrejas Matrizes o direito de realizar solenemente este ato de abertura da Porta Santa, onde adentrando essas portas ou fazendo peregrinações até estes locais, os fiéis poderiam alcançar indulgências plenária, desde que acompanhasse as celebrações e participassem dos sacramentos, além de realizarem gestos de misericórdia com os irmãos, sejam espirituais ou materiais.

Durante todo o ano Litúrgico em nossa Diocese, em todas as paróquias foram realizadas solenidades de abertura da Porta Santa do Ano da Misericórdia e muito se falou sobre o tema, quando houve grande empenho por parte dos fiéis em acompanhar o que foi pedido pela Papa em relação às propostas do Jubileu. No entanto, depois da conclusão deste ano, quando refletimos sobre a grande misericórdia de Deus para conosco e a necessidade de também sermos misericordiosos com os nossos irmãos, participamos, além das solenidades de abertura dessas portas, das solenidades de fechamento das mesmas.

Na paróquia Nossa Senhora das Dores, em Rio Verde, a solenidade de fechamento da Porta Santa aconteceu na noite do dia 30 de novembro, às 18 horas, marcada por muita fé e expressiva participação dos fiéis. A solenidade foi presidida pelo pároco, Padre Enoques e concelebrada pelo vigário Padre Paulo Gatelli.